quarta-feira, 27 de junho de 2012

PARLAMENTO JUVENIL PARTICIPA DA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA NO LEGISLATIVO




O presidente do Legislativo, vereador Luiz Carlos Kiko Besouchet (PP), informou que o primeiro parlamento juvenil dará início aos seus trabalhos amanhã, às 14 horas. Os 11 estudantes eleitos pelo projeto poderão apresentar indicações, requerimentos e projetos de lei em prol do município, nos moldes de uma sessão legislativa ordinária do Legislativo. Logo após, todas as sugestões aprovadas na sessão serão encaminhadas à presidência da Casa para análise e possível aproveitamento.



O Programa Jovem Parlamentar foi criado por indicação de Kiko Besouchet com o propósito de inserir os jovens na política. Os 11 representantes eleitos em suas instituições de ensino terão função semelhante a dos vereadores, porém, deliberando projetos pertinentes aos interesses específicos da sua faixa etária. O parlamento juvenil envolve alunos com idades entre 16 e 19 anos, matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental ou que cursam o Ensino Médio. As vagas disponíveis foram distribuídas proporcionalmente entre as redes de ensino estadual (45%), municipal (36%) e particular (19%). Todos são voluntários, pois o objetivo é o conhecimento da política e os trâmites do Poder Legislativo.



“O objetivo da medida é contribuir para a formação política das próximas gerações por meio da realização de sessões legislativas, apresentação de projetos e votação de propostas. Conheço bem a dificuldade de entrar para a cena política sem ter o conhecimento técnico necessário, e é uma satisfação saber que estamos permitindo que as novas lideranças da nossa cidade vivenciem na prática o processo democrático e ganhem experiência política”, explica o presidente da mesa diretora, que em seu primeiro mandato, nos anos 80, tornou-se o vereador mais jovem do município, com 21 anos.


Ele também informou que desde que tomaram posse, os jovens parlamentares estão frequentando os gabinetes dos vereadores e assistindo palestras sobre o papel e o funcionamento do Poder Legislativo. “O grupo está se preparando para assumir suas funções da melhor forma possível, com empenho e seriedade, dando um verdadeiro exemplo de cidadania”, informa Kiko Besouchet, lembrando que o parlamento juvenil foi empossado em sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores de Resende no dia 30 de maio, na presença do prefeito José Rechuan (PP) e dos vereadores.



Composição do parlamento juvenil



A mesa diretora do parlamento juvenil tem como presidente Flora Samogyo, do Colégio estadual Doutor João Maia; vice-presidente, Luiz Felipe Moura, do Colégio Estadual Aníbal Benévolo; primeiro-secretário, Gabriel Henrique de Oliveira, do Colégio Estadual Professor José Medeiros de Camargo, e segundo-secretário, Josué de Oliveira Lima, do Colégio Estadual Antonina Ramos Freire. Também fazem parte do parlamento juvenil: Ronaldo Rodrigues, do Colégio Estadual Olavo Bilac; Heverton da Silva, do Colégio Estadual Professor José Medeiros de Camargo; Jhonatan Souza, da Escola Municipal Noel de Carvalho; Isabelle de Oliveira, da Escola Municipal Jardim das Acácias; e Lucas Alves da Silva, da Escola Municipal Professor Carlinhos.

  







Fonte: A voz da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário